Olhos pra cima! Tem chuva de meteoros chegando!

 

Talvez você já tenha visto um meteoro brilhante riscando o céu de Dezembro... (?) A chuva de meteoros Geminídeos chegou e é uma ótima hora de correr lá pra fora e deixar o universo explodir sua mente!

 

Como a chuva de meteoros Perseidas de agosto foi atrapalhada pela luz da Lua, a chuva Geminidas será a melhor do ano. A Lua crescente não atrapalhará o show.

 

Essa chuva pode ser vista nas noites de antes e depois do dia 14, mas ela é menos frequente nesses dias.

 

O pico será na noite entre 13 e 14 de dezembro, chegando a até 1 meteoro por minutos em boas condições!


O melhor horário para observação é entre as 00h e as 4h do dia 14, quando a constelação de gêmeos, o radiante, está mais alta no céu.

 

 

SOBRE A CHUVA GEMINÍDEOS

A Geminídeos está ativa todo mês de Dezembro, quando a terra passa através de uma grande nuvem de destroços deixados por um objeto rochoso chamado 3200 Phaethon. Essa poeira e pequenos pedaços de rocha queimam quando atravessam a atmosfera terrestre, e o que vemos são as famosas "estrelas cadentes".


A natureza de Phaethon é debatida... Pode ser tanto um asteroide que passou perto da terra  ou um cometa extinto, ás vezes chamado de cometa de rocha.

Astrônomos terão a chance de estudar o Phaethon mais de perto no meio de Dezembro, quando ele passará mais perto da terra, desde sua descoberta em 1983.

 

Chuvas de Meteoros ganham seus nomes devido ao local de seus radiantes, geralmente uma estrela ou constelação perto de onde os meteoros parecem estar vindo no céu. O radiante da chuva Geminídeos é a constelação de gêmeos.

 

 

Crédito: Mike Hankey with Perseid Meteor at Sentinel Dome, Yosemite National Park – August 12th, 2012

 

 

OBSERVANDO A CHUVA
Observar o céu é fácil. É só se afastar das luzes da cidade e olhar para qualquer direção no céu. Espere um tempo para que seus olhos se acostumem com o escuro e você começara a ver os meteoros.

 

Entretanto, nem todos os meteoros que você vê podem pertencer a Geminídeos. Alguns podem ser meteoros esporádicos e outros podem ser de outras chuvas ativas no mesmo período como a Monocerotidas, Sigma Hydrids e a Coma Berenices.

 

Você ainda pode baixar um aplicativo para o seu smartphone que te ajude a encontrar a constelação de Gêmeos, como o Carta Celeste (baixe aqui)

 

Chame os amigos para esse grande evento e quando verem um meteoro, tentem traçar seu caminho de volta para descobrir se ele é da chuva de Gêmeos!

 

 

Adaptado do site da NASA.
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

últimas notícias
Please reload

curta nossa fan page
escute nossa playlist
categorias
tags